Títulos Públicos

“Títulos Públicos e a marcação a mercado”

atualizado em 10.01.2022

Vou para expor algumas estratégias que venho estudando e aplicando na renda fixa já que passei os investimentos em renda variável para fixa e estou utilizando o tempo que acompanhava o mercado de ações para me dedicar a aumentar minha renda na minha área e nos negócios digitais.

Apesar do título de banco ser mais atrativa que o título público, comecei a alocar mais em título público para viabilizar um ganho com marcação a mercado.

A ideia do investimento em renda fixa seria o ganho de 1% ao mês, e somando essa rentabilidade com meus aportes é possível fazer uma boa projeção da evolução patrimonial.

A estratégia seria comprar títulos indexados a inflação e prefixados quando o título estiver com taxa considerada alta e quando a taxa cair, iria fazer a venda antecipada do título, assim ganharia no preço unitário. No caso se errar a mão, manteria o título até seu vencimento.

Algumas considerações para esse tipo de estratégia:

1. Taxa de juros sobe – preço unitário desce.

2. Taxa de juros desce – preço unitário sobe.

3. Há ciclos de governos bons e ruins.

4. Faça o controle dos investimentos para saber se há lucro com a marcação a mercado, por exemplo, o título unitário do prefixado chega até R$ 1.000,00, ou seja, ele pode chegar bem perto desse valor muito antes do vencimento.

5. Títulos longos geram mais marcação a mercado que os curtos.

6. Ano de eleição é mais turbulento pois pode ditar que rumo da taxa de juros, por exemplo, um governo que dá mais estímulos na questão social com dinheiro público tende a resultar no aumento da taxa de  juros. Enquanto que um governo que quer incentivar o consumo e a produção tende a agir para diminuição das taxas.

Por enquanto é isso pessoal, estarei posteriormente colocando mais informações sobre o assunto.

abraço!!

Observação (isenção de responsabilidade): Não são considerados indicação de investimentos os ativos e estratégias mencionados nesse Blog.

3 Comentários


  1. Olá Jiraya,

    Concordo…. ano de eleições é promessa de juros subindo! Para quem curte e tem “know-how” para especular, ótima oportunidade!
    Lembro que quatro anos atrás BBAS3 estava por volta de R$ 15, conforme os rumores de que o Lula poderia ser candidato ganhavam força.
    Não deixe de estudar outras alternativas de investimentos.
    Certamente, o mais importante é gerar mais renda, através de seu trabalho, para investimentos.

    Boa sorte, um grande abraço!

    Responder

    1. Eaee 40invest,

      Geralmente ano de eleição eu comprava ações de boas empresas e aos poucos para ter liquidez e comprar mais quando tinha muita volatilidade, porém chegou 2022 e estou travado na RF e focado em outras coisas 😂😂
      Abraço!!

      Responder

Deixe uma resposta