F.I.R.E

Atualizado em 04.12.2021

Financial Independence, Retire Early.

O principal objetivo do movimento F.I.R.E é investir agressivamente algo em torno de 50%-70% da renda para se aposentar aos 30,40,50 anos.

Sei que não é da realidade do brasileiro economizar 50% da renda, porém a ideia central é que quando passamos a ter mais renda ao longo da vida, devemos manter o hábito de se pagar primeiro, viver com pouco mais simplicidade, investindo mais no início da carreira de modo a atingir a liberdade financeira mais cedo.

A ideia do movimento F.I.R.E é que quando atingimos a independência financeira e conseguimos economizar/investir determinada quantia, ter que ir trabalhar vai ser uma questão de opção.

Passos fundamentais do movimento:

1. criar um plano de aposentadoria.

2. diminuir as despesas e manter elas baixas.

3. Comprar mais ativos ao invés de coisas.

4. buscar aumentar a renda, sem aumentar muito o estilo de vida.
No entanto, para as pessoas que não tem uma boa renda, acredito que devemos mitigar o que o movimento propõe, isso porque esse sacrifício está sendo feito na melhor idade da vida, ou seja, na idade que mais temos energia e disposição para construir algo. portanto, é mais importante investir na carreira ou em um negócio para melhorar a renda antes de começar a investir de forma agressiva para aposentadoria.

Acredito que toda pessoa deva começar cedo a buscar a liberdade financeira, mantendo o investimento como prioridade de modo que não afete bruscamente o estilo de vida. Interessante também seria a medida que com o tempo passe a ganhar mais dinheiro, tentar manter em um patamar abaixo no estilo de vida para poder aumentar os aportes, para que assim, no futuro ter mais tempo para se dedicar família ou simplesmente ter mais liberdade.

Deixe uma resposta